lunes, 12 de febrero de 2007

António Lobos Antunes

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro anuncia decisão
Lobo Antunes doutor “honoris causa”

Pedro Chaveca

O escritor e médico António Lobo Antunes vai receber o título de doutor "honoris causa" da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que não o atribuía desde 1989.


António Lobo Antunes será o segundo doutor "honoris causa" pela UTAD

09 FEV 07

O Senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro decidiu atribuir o grau de doutor “honoris causa” ao médico escritor António Lobo Antunes. O anúncio foi feito hoje por Armando Mascarenhas Ferreira, reitor desse estabelecimento de ensino.
Mascarenhas Ferreira realça as qualidades literárias do escritor português, várias vezes referenciado para o Prémio Nobel da Literatura e sublinhou ser importante dar o reconhecimento a uma “das personalidades mais importantes da literatura portuguesa, já falado várias vezes para o Nobel da Literatura e que é um dos autores portugueses mais traduzido e lido no estrangeiro".
O reitor aproveitou para sublinhar que é importante dar “mais ênfase à área da cultura” numa altura em que se fala tanto de ciência e tecnologia.
Psiquiatra, soldado e escritor
António Lobo Antunes, nascido em Lisboa em 1942, foi soldado antes de ser escritor. Oficial miliciano foi mobilizado como médico aos 29 anos para combater em Angola, onde conheceu e viveu muitos dos cenários que posteriormente lhe serviriam para escrever os primeiros livros, como “Os Cus de Judas” ou o "Conhecimento do Inferno".
Regressado a Lisboa o médico psiquiatra concilia a escrita com o desempenho da profissão médica, que servirá de pano de fundo ao que escreve nos seus livros.
Embora sonhasse ser escritor desde tenra idade, Lobo Antunes, iniciaria oficialmente a sua carreira literária em 1979, com a publicação no mesmo ano dos livros “Memória de Elefante” e “Os Cus de Judas” e aproximar-se-ia de um dos seus ídolos de infância, W. Somerset Maugham, também ele médico e escritor.
Com 26 obras publicadas em 27 anos de carreira, e já alguns prémios no currículo, como o Prémio Jerusalém ou o Prémio Fernando Namora, Lobo Antunes torna-se o segundo doutor “honoris causa” pela UTAD. O primeiro foi o antigo primeiro-ministro holandês, Rudolfhus Franciscus Marie Lubbers, no ano de 1989.
A cerimónia de doutoramento terá lugar na UTAD durante o primeiro semestre de 2007.

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=377175